Please reload

Recent Posts

9 livros que vão te ajudar a enriquecer em 2018

January 5, 2018

1/2
Please reload

Featured Posts

Como garantir um bom futuro financeiro para seu filho

December 8, 2017

 

O nascimento de um filho com certeza é motivo de muita felicidade. No entanto, desde o momento em que a criança nasce, a preocupação também passa a ser constante. 

 

No campo das finanças pessoais, além da mudança na estrutura financeira atual da família, os pais conscientes pensam bastante se os filhos terão condições financeiras para começarem sua própria vida e como ajudar nessa situação. Apesar de tudo isso, os pais não devem se desesperar, pois existem maneiras de garantir um bom futuro financeiro para os filhos. 

 

O primeiro passo que os pais devem tomar é elaborar o planejamento financeiro e estabelecer uma meta. Se os pais não souberem exatamente a finalidade para a qual estão poupando, a chance de usar esse dinheiro antes do tempo com outros objetivos é grande. Para tentar evitar isso é fazer o investimento no CPF do filho. Isso ajuda a criar uma barreira psicológica que impede o pai de usar a economia da criança para outras finalidades.

 

Outro ponto interessante, é que como se trata de investir para o futuro de uma criança, o tempo está a favor. Em investimentos para crianças, pode-se adotar estratégias de maior risco para obter uma rentabilidade maior também. 

 

Atenção!

Antes de os pais investirem em algo para os filhos é necessário que eles já tenham construído seu próprio patrimônio. Ter pelo menos uma casa própria e uma poupança para a aposentadoria também é poupar para os filhos, porque se os pais não tiverem condições de se sustentar na velhice, os filhos terão de fazê-lo.

 

Para que assegure um bom futuro e uma boa educação financeira para o seu filho você deve pensar nos seguintes passos:

 

1) Criar o hábito de poupar pode ser difícil para quem vive com o orçamento apertado. Contudo, quando se fala em poupar, não significa guardar mais da metade de seu salário, mas uma pequena quantia mensal, a qual poderá render e gerar bons frutos.

 

2) Quanto mais cedo você conseguir poupar, melhor! Isso porque a quantia a ser reservada mensalmente poderá ser menor, já que você terá mais tempo para juntar. 

 

3) Pensando na aposentadoria, saiba que isso não significa que você, ou seu filho, deva ficar parado ou que se tornou inútil à sociedade neste momento da vida. Saiba que existem diversas atividades que podem ser rentáveis. Pense também em trabalhos voluntários, se o orçamento estiver em dia.

 

4) Além do dinheiro guardado, os pais devem se preocupar com a educação financeira de seus filhos. De nada adianta disponibilizar a quantia para eles, se eles não souberem fazer um bom uso dela.

 

5) Portanto, para garantir que seus filhos farão bom uso do dinheiro, nada de dizer somente “sim” a tudo o que pedem. Saiba conversar com seu filho e incluí-lo nas discussões sobre o orçamento familiar. Estas ações farão com que ele seja consciente financeiramente e não se torne um consumidor compulsivo.

 

6) Um bom produto para investimento é a Previdência Privada. Quando se trata de previdência privada, a taxa de administração deve ficar abaixo de 1% ao ano e os pais devem negociar para não pagar taxa de carregamento, que retira uma parte da aplicação. O PGBL é bom para quem faz a declaração de IR completa. Já o VGBL só cobra IR sobre os rendimentos. Se escolher a tributação regressiva, o IR pode cair para 10% após 10 anos. Mas, se sacar antes de 2 anos, o IR é de 35%.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon