Please reload

Recent Posts

9 livros que vão te ajudar a enriquecer em 2018

January 5, 2018

1/2
Please reload

Featured Posts

Diversificação de Investimentos: reduza o risco de seus investimentos sem perder rentabilidade.

October 20, 2017

 

Um conceito básico no mercado financeiro, usado desde a análise de fundos de investimento até a composição de carteiras de ações, é o de diversificação. Por diversificação, podemos considerar a técnica que permite reduzir riscos através da alocação de investimentos entre vários instrumentos, setores ou outras categorias. 

 

Tipos de riscos

 

De forma geral, os riscos podem ser divididos em duas categorias: não diversificáveis, ou risco de mercado, e diversificáveis. O risco não diversificável, como o próprio nome já indica, se refere a riscos que praticamente todos os ativos são sujeitos. Variáveis como inflação, juros, taxa de câmbio, instabilidade política ou guerras afetam a todos. O investidor deve entender que irá correr este risco ao aplicar seus recursos.

 

Já os riscos diversificáveis são específicos para um empresa, setor, mercado, economia ou país e, portanto, podem ser reduzidos através da diversificação. Neste caso, vale a pena lembrar do ditado que diz para não colocar todos os ovos em uma cesta só – esta é uma redução de risco diversificável.

 

Porque diversificar

 

O princípio básico da diversificação é escolher ativos que reajam de forma diferente a certas circunstâncias. Mesmo que a bolsa apresente no longo prazo um melhor desempenho, o investidor deve montar sua carteira de investimentos contando também com aplicações de renda fixa, que reduzem o risco a que está sujeito seu dinheiro.

 

Também considerando uma alocação mais ampla de recursos, a diversificação é fundamental. Mesmo que conheça de perto o setor, não seria uma decisão sábia para o dono de uma agência de viagens investir todo o seu dinheiro em ações de empresas aéreas ou títulos de dívida privada de uma fabricante de aviões. Alguém se recorda de 11 de setembro de 2001?

 

O investidor deve considerar ativos que tenham baixa correlação entre si. Caso isso ocorra, o caminho para uma estratégia eficiente de diversificação está traçado. Quanto menor a correlação, melhor do ponto de vista de risco para o investidor. 
 

Quer saber mais sobre como funciona uma consultoria financeira e como podemos te ajudar?! 

 

Clique aqui e fale com a gente.

 

 

 

 

*Texto referência InfoMoney

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

© 2017 por Invicttus Consultoria

criado por Hashtag Marketing