Please reload

Recent Posts

9 livros que vão te ajudar a enriquecer em 2018

January 5, 2018

1/2
Please reload

Featured Posts

Educação financeira infantil: como ensinar a importância da economia para as crianças.

October 13, 2017

 

Muitos dos ensinamentos que recebemos durante a infância nos acompanham durante toda a nossa vida. Por isso, é tão importante investir tempo na educação das crianças. E isso também vale quando falamos de educação financeira.

 

Demonstrar aos filhos a necessidade de controlar as finanças é uma das maneiras mais eficientes de garantir que eles se tornem adultos gestores do seu próprio dinheiro.

 

Mas, fazer com que eles compreendam sobre finanças, descubram a importância de economizar  e propaguem o conhecimento não é uma tarefa fácil. Para isso, listamos aqui 5 dicas sobre como fazer isso:

 

1. Incentive o uso de um cofrinho

 

Para começar a consciência nas crianças menores uma ideia muito boa é o uso do cofrinho. Dê um de presente para o seu filho e o incentive a colocar moedas com frequência lá dentro. Explique que o dinheiro só poderá ser retirado quando o objeto estiver cheio e ajude a criança a pensar em alguma coisa que poderá ser comprada com o valor obtido.

 

Essa é uma maneira de exemplificar a importância da economia para alcançar determinada meta.

 

2. Dê uma mesada

 

Especialistas em finanças dizem que há uma periodicidade ideal para dar mesada às crianças: semanal, dos 6 aos 8 anos; quinzenal, dos 9 aos 11; e mensal a partir dos 12 anos.

 

Faz sentido quando pensamos que a tendência é que, com o passar dos anos, os filhos aprendam a manejar bem o dinheiro a ponto de não gastar tudo em um curto período de tempo. Dar mesada aos filhos é essencial para que eles comecem a ter noções sobre como controlar os próprios gastos e sobre a importância de fazer economia para comprar algum bem de consumo.

 

3. Ensine a importância de registrar os gastos

 

Se você é responsável pelas finanças da casa, provavelmente sabe a importância de manter todas as saídas e entradas de dinheiro bem registradas, seja utilizando um bloco de notas, uma planilha ou um aplicativo de controle financeiro. Só assim, é possível visualizar para onde o dinheiro está indo, quando é necessário economizar e quais são os gastos que podem ser cortados .

 

Passe esse ensinamento para seus filhos: mostre a eles as vantagens de ter todas as despesas registradas com precisão e como fazer isso de maneira eficiente e prática.

 

4. Mostre como você organiza as contas da casa

 

Lembre-se de que muitas crianças se inspiram nos pais: mostre aos seus filhos de que maneira você organiza as contas da casa. Assim, eles conseguem visualizar a importância de manter as finanças bem ordenadas para que nenhuma conta seja esquecida no final do mês e para que o orçamento familiar flua da melhor maneira possível.

 

5. Converse sobre investimentos, financiamentos e outros assuntos relacionados

 

Insira desde cedo termos relacionados a assuntos financeiros nas conversas com seus filhos. Sempre explique os novos termos e procure esclarecer assuntos complexos com exemplos que tornem o aprendizado mais fácil. Você pode criar situações fictícias para isso, com elementos que fazem parte do universo das crianças, para que o ensinamento fique mais interessante para elas.

 

E você, lembra como começou a aprender sobre a importância da economia? Seus pais conversavam com você sobre esse assunto? Você se preocupa com a educação financeira infantil? Conversa com seus filhos? Compartilhe conosco!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon